A brincadeira possibilita experiências para as crianças que revelam o mundo e as desenvolvem para o futuro.
Por ANA REGINA CAMINHA BRAGA
A criança precisa experimentar, ousar, tentar, conviver com as mais diversas situações.
O ato de brincar tem um papel fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. É nesse momento que ela se desenvolve, explora característica de personalidade, fantasias, medos, desejos, criatividade e elabora o mundo exterior a partir de seu campo de visão. A criança precisa experimentar, ousar, tentar, conviver com as mais diversas situações. Brincar com outras crianças, com adultos, com objetos, com o meio. A brincadeira individual também é algo importante, mas brincando com o outro, essa criança desenvolve seu convívio social.
As crianças necessitam de brinquedos e brincadeiras que favoreçam seu desenvolvimento, suas habilidades motoras, coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e lateralidade. Nossos pequenos estão em uma fase de descoberta, a brincadeira caracteriza vínculo importante com o seu meio social, seus familiares e amigos, e é desse convívio com o outro, que a criança começa a formar sua ideia de mundo.
*Ana Regina Caminha Braga é escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar
Fonte: http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/a-importancia-de-brincar-para-educacao/
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